Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

Cifose






É uma deformidade da coluna vertebral , caracterizada por uma acentuação da cifose torácica , popularmente conhecida como “corcunda”.

Quanto a etiologia, pode ser classificada em:
    • Postural
    • Doença de Scheuermann
    • Congênita
    • Traumática
    • Inflamatória
    • Outra
A forma mais comum é o dorso curvo postural, é uma atidude viciosa, freqüente na fase pré-puberdade e na adolescência; a característica mais importante é que esta forma de hipercifose se corrige totalmente com o paciente deitado em posição supina e a radiografia da coluna não apresenta alterações estruturais;corrige-se com fisioterapia e reeducação postural.
A cifose juvenil ou Doença de Scheuermann, é uma doença cuja principal característica é a alteração dos corpos vertebrais (acunhamento anterior de alguns corpos vertebrais) e trata-se de uma deformidade mais rígida, diferenciando-se do dorso curvo postural que é flexível. Esta patologia é própria do adolescente. A hipercifose torácica é acompanhada de hiperlordose compensatória.
O tratamento inicial é sempre conservador: fisioterapia e uso de colete de Milwaukee. Nos pacientes esquelética
mente maduros e com curvas severas > de 70° o tratamento é cirúrgico, frequentemenet há necessidade de 2 tempos cirúrgicos.
É importante o diagnóstico precoce, porque a maioria dos casos conseguimos corrigir comservadoramente.

10 comentários:

  1. usocoletemilwaukee.blogspot.com sigam!!! e compartilhem sobre o colete; moh

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber da experiência de vocês! Tenho quase certeza que precisarei usar o colete...Tô meio assustada pq trabalho e estudo...já tô até vendo a reação das pessoas.. ''/
    Mas tudo bem! O importante é melhorar..^^
    Bjs, espero que vcs estejam se recuperando bem!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua iniciativa, confesso que vou usar o meu um pouco tarde(17 anos) para evitar que a escoliose aumente ainda mais....E fico pensando muito na reação das pessoas ao me ver, na rejeição na faculdade entre outras coisas.... é legal ver que outras meninas passam pelo mesmo problema que eu

    ResponderExcluir
  4. ée todas nos pensamos como sera a reação das pessoas . saber que nao somos so nos que usamos o colete alivia muito , bom tratamento amor , espero que voce melhore rapido (yn)

    ResponderExcluir
  5. Tenho 16 anos,e sou portador de doença de Sheuermann, e neste ano (2012) vou fazer minha cirurgia de correção... Mas oque eu queria saber mesmo, é se depois da cirurgia, passado 1 a 3 anos, eu terei uma postura pós cirúrgica ou a mesma postura que tinha antes da cirurgia?''' Obg! (Por favor, respondam!)!

    ResponderExcluir
  6. juliani ribeiro eu tenho 13 anos e vou precisar usar o colete milwaukee e eu queria saber se vç tem facebook para saber algo mais

    ResponderExcluir
  7. Oi Felipe não estou usando muito o blog , desculpe pela demora https://www.facebook.com/Julianii.Ribeiro adc la bjjs

    ResponderExcluir